Nos trabalhos pesados, é preciso acionar a resistência dos cabos de aço e dos de fibra sintética. Eles podem ser usados em equipamentos de perfuração, elevação, máquinas de terraplanagem e içamento. A utilização segura depende da atenção para alguns detalhes que você vai conhecer agora.



Os operários são muito importantes para o canteiro de obras, com a ajuda de ferramentas, equipamentos, materiais de construção e muito trabalho. Nas alturas, o sistema de barreira com redes tem papel primordial e dicas especiais de segurança, para anular os riscos de queda.



Barreiras horizontais fazem parte da proteção coletiva contra quedas. Aberturas no piso ou na laje da construção merecem medidas de segurança. Primeiro, procure saber se o vão está sendo usado para transporte de materiais. Caso não tenha esse objetivo, prefira o guarda- corpo ou o assoalho provisório sem frestas. 



Quando o assunto é alvenaria de vedação, fundamental conhecer as atitudes que dão segurança na hora de transportar os materiais, armazenar e executar a obra.
Antes de levar materiais de um lugar para o outro, confira o peso da carga e se o equipamento utilizado tem capacidade suficiente para fazer o transporte, bem como as características e limitações de funcionamento.
 



O andaime em balanço é boa solução para ganhar espaço e deixar tudo organizado. A melhor opção é construí-lo em metal. Quando houver preferência pelo andaime de madeira, siga as orientações: use madeira seca com fibras retas e sem desvios helicoidais, evite trabalhar com material infestado por fungos ou cupins, nós, rachaduras, trincas ou empenamentos, não pinte a madeira para disfarçar defeitos e não utilize aparas. Novamente, o projeto feito por profissional qualificado é indispensável.



Jorge vai a uma empresa de intermediação de estágio e é encaminhado para um restaurante no bairro onde mora.

O menino começa a estagiar no escritório do restaurante. Porém, aos poucos, é colocado para lavar a cozinha, atender os telefonemas e, por fim, é flagrado pela diretora da escola trabalhando como garçom em vez de estar na escola. E agora?



Desde 1991, o Art. 93 da Lei 8.213 reserva às pessoas com deficiência, ou reabilitadas pelo INSS, o percentual de 2% a 5% das vagas nas empresas com 100 ou mais empregados. Mas… Essa Lei vem sendo cumprida? As pessoas com deficiência estão sendo incluídas no mercado de trabalho? As empresas estão preparadas para tratar da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho?
 



Nesta edição vamos conhecer Marcelo que acha que fazer bico de motoboy em uma pizzaria não é trabalho e abre mão de seus direitos. Com muitas entregas para fazer, sob o risco de ter que pagar pelas pizzas que não conseguir entregar no prazo e, devido ao excesso de carga, sofre um acidente.
 



O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, responde sobre EPI para a produção de cachaça. Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI são basicamente todo e qualquer dispositivo utilizado para a proteção de riscos à saúde, ou a segurança humana, durante o exercício de determinadas atividades (WIKIPEDIA, 2014; PANTALEÃO, 2012). Segundo a norma regulamentadora no 6 (BRASIL, 1978), os equipamentos de proteção individual se dividem entre dispositivos para a cabeça, os olhos e face, auditivos, vias respiratórias, para o tronco, membros superiores e inferiores, para o corpo inteiro, e de proteção a quedas.