Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 14 - Cabos de aço e de fibra sintética - Parte 1


Nos trabalhos pesados, é preciso acionar a resistência dos cabos de aço e dos de fibra sintética. Eles podem ser usados em equipamentos de perfuração, elevação, máquinas de terraplanagem e içamento. A utilização segura depende da atenção para alguns detalhes que você vai conhecer agora.

Antes de começar o serviço, consulte as indicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): "NBR 6327/83 -- Cabo de Aço / Usos gerais", com informações sobre o uso, tamanho e conservação dos cabos.

A carga de ruptura deve ser de, no mínimo, cinco vezes o peso máximo de trabalho, e resistência à tração de 160kgf/mm2. Se o cabo for usado para sustentar a cadeira suspensa ou no cabo-guia para a fixação do trava-quedas do cinto de segurança do tipo paraquedista, siga as recomendações: o traçado triplo precisa ser construído em máquina com 16, 24, 32 ou 36 furos; deve ter traçado externo, interno e alma central em multifilamento de poliamida; e traçado intermediário do mesmo material ou de polipropileno, com alerta visual amarelo.

A densidade linear é de 95 + 5 quilotex (Ktex) e a carga de ruptura de, no mínimo, 20 quilonewtons (KN). Se o cabo não tiver traçado externo, essa capacidade diminui.


Arquivos para Visualização / Download


Nome do Arquivo Ações
Arquivo 01

Compartilhe


Dados do artigo


Qtde. Acessos
2375
Fonte
https://www.youtube.com/playlist?list=PL4_wpZsopCJL_-4z3hsUPsJ0eyBcM07ML
Criado
04/04/2016 08:38