Check-list de moto-serra.



Quando se trata de escavar, o trabalho na construção civil pode apresentar perigos de soterramento e desmoronamento. Seja manual ou mecanizada, a escavação exige que o operário seja extremamente qualificado e sempre atento. Além disso, o serviço deve ser feito com a supervisão de um profissional habilitado, é ele quem decide sobre as medidas de segurança.

A organização é o primeiro passo, antes ainda de colocar a mão na massa. A área de trabalho deve estar limpa e os locais de circulação desocupados. Também é importante checar a previsão do tempo, porque o trabalho não poderá ser realizado debaixo de chuva forte.



Subidas em telhados, caminhadas executadas em andaimes e em fachadas de prédios são atividades cuja proteção é importante. Este é o objetivo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI' s) contra quedas. Existem instrumentos adequados para cada etapa do serviço. Muitas coisas que você precisa conhecer. Por exemplo: sabia que a empresa é obrigada a fornecer esses acessórios em perfeito estado para todo funcionário, sem nenhum tipo de cobrança? 



O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e o Sistema de Proteção Coletiva demonstram as ações de planejamento de segurança a serem executadas em uma obra.
 



Check-list de lixadeira.



Cheque semanalmente os locais indicados no desenho, onde o mosquito costuma colocar seus ovos, e marque as ações já realizadas no período. Com apenas 10 minutos semanais você pode afastar o perigo.



Marque aquele seu amigo, que já fez algum ops com uma empilhadeira...



Com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos produtores e trabalhadores no cultivo do tabaco e o cumprimento da NR 31, bem como a observância da legislação trabalhista e previdenciária, as representações dos trabalhadores e produtores rurais FETAESC (FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO ESTADO DE SANTA CATARINA) e FAESC (FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA), além da AFUBRA (ASSOCIAÇÃO DOS FUMICULTORES DO BRASIL) elaboraram esta cartilha, com o apoio do MTE-SC (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO DE SANTA CATARINA).



A embalagem se consolidou como ferramenta de comunicação para levar à sociedade os ganhos em eficiência ambiental de um produto. Mas há cuidados a serem tomados para que a informação seja verificável, transparente e fidedigna.
 



Conforme a Organização Internacional do Trabalho – OIT, ocorrem 476 acidentes de trabalho por minuto no mundo, ocasionando a morte de dois trabalhadores nesse minuto. Uma estatística publicada no curso de PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares) oferecido pelo Senai de São Paulo, apresenta que no Brasil, o número de acidentes caiu de 1.220.111 acidentes (seletistas) em 1970 para 747.663 em 2008, mas o número de óbitos aumentou de 2.232 para 2.757. 

Cerca de 11% dos acidentes de trabalho no Brasil ocorrem com as mãos e a maioria resulta em mutilação do membro.