Muitas pessoas tem dúvida se a entrega dos quadros III, IV, V e V é obrigatória para todas as empresas, ou somente para a empresas que possuem SESMT.

Neste artigo explicamos se é obrigatório ou não emitir os quadros.

Correção do texto, conforme aviso do nosso leitor Igor Ligiero Teixeira Freesz. (Texto alterado em 15/01/2015 as 11:25)



Neste aritgo mostramos a partir de um exemplo prático, com planilhas em excel e exemplos da entrega do documento, como fazer o correto preenchimento dos quadros III, IV, V e VI da NR-4. Os mesmos devem ser entregues até o dia 31/01 do ano subsequente ao ano de exercício, conforme o subitem 4.12, alínia i da NR-4, como transcrito abaixo:



As mini perneiras tem por finalidades proteger a parte inferior da perna, o tornozelo, e o dorso do pó contra riscos de acidentes de origem mecânica ou térmica.

Riscos de origem mecânica: batida contra, golpes por objetos em movimento, golpes por objetos cortantes, queda decorrente de entrelaçamento.

Riscos de origem térmica: exposição a temperaturas extremas, projeções de partículas incandescentes, respingos de metais em fusão.



A exposição ocupacional a patógenos de transmissão sanguínea provocada por acidentes com agulhas e outros materiais perfurocortantes é um problema grave, mas muitas vezes pode ser prevenida.



Este artigo aborda a avaliação de riscos de acidentes com instrumentos pérfuro-cortantes no trabalho terceirizado de limpeza realizado em hospitais da rede pública estadual a partir do olhar da Ergonomia, colocando as atividades e as situações de trabalho no centro da análise.



Este estudo teve como objetivos identificar o potencial de risco para acidentes com material perfurocortante nos trabalhadores de enfermagem e analisar a influência das normas de biossegurança no conhecimento e no comportamento desses trabalhadores em sua prática assistencial. 



Os trabalhadores de enfermagem que atuam em unidades hospitalares estão expostos a muitos riscos ocupacionais que culminam com a ocorrência de acidentes de trabalho de variadas naturezas. 



Galeria de imagens com situações inusitadas, com algumas gambiarras bem fortes.



Galeria de imagens com situações inusitadas e com segurança 100%, porém no padrão SQN (Só que não) #0001 



Galeria de imagens com placas de aviso. Artigo #0006