A fonte luminosa mais importante para o meio ambiente é o sol, porque ele emite luz e calor, essencial a vida humana, vegetal e animal. Se esta iluminação faltar, com certeza será interrompido o processo de fotossíntese nas plantas, irá modificar o comportamento dos animais como também dos seres humanos.



Você já viu um pintor recolher trapos ensopados com óleo de linhaça, tinta e terembentina ao término do trabalho? Se já viu, você viu na verdade uma demonstração de prevenção de incêndio no trabalho. Isto também vale para o mecânico que coloca os pedaços de pano com óleo num recipiente de metal. 



Lesões repetidas nas costas podem se tornar crônicas e pode causar anos de sofrimento, encurtar os anos produtivos do trabalhador e provavelmente acabar com a alegria da aposentadoria durante muitos anos.



Neste artigo disponibilizamos uma apresentação do Seminário Técnico: Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção, sobre os Impactos da Nova NR-18 para Máquinas e Equipamentos. Aproveite esta apresentação.



Um ruído caracteriza-se pela falta de uniformidade e harmonia, por isso é classificado como “som desagradável”. É importante que sejam conhecidos e monitorados os níveis de ruído para se classificar áreas ambientais e ocupacionais em próprias ou impróprias para a utilização, bem como sugerir medidas preventivas ou atenuadoras do desconforto provocado pelo ruído.



A Norma Regulamentadora NR-6 da portaria nr 3.214 de 08 de junho de 1978 estabelece o seguinte sobre os EPI`s 

Equipamentos de Proteção Individual



Todos nós temos um instinto de nos proteger toda vez que uma situação é adversa em situações normais. Ao passar andando por uma rua e nos depararmos com um cachorro bravo e sentimos que ele é uma ameaça e que pode atacar, neste momento seu organismo começa a se preparar para a defesa, seja correr, seja apanhar um pedaço de pau. O certo é que internamente seu organismo enviou várias mensagens ao cérebro no instinto de defesa. 



Os guardas de trânsito nas horas de maior movimento de carros algumas vezes se queixam de cansaço e de dores de cabeça após algumas horas em ruas poluídas por gases de combustão. 



Os solventes são líquidos que tem a propriedade de dissolver ou diluir substâncias sem alterar sua natureza. Por exemplo: a água dilui o sal. Se você ferver a água até secar, você terá o sal de volta como era antes. A água é o mais comum dos solventes, mas só funciona com determinados produtos.



Lei 12.997/2014 alterou o artigo 193 da CLT, incluindo o parágrafo quarto, incorporando aos motoboys o direito ao adicional de 30% de periculosidade, nos seguintes termos:

“§ 4º – São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.”