Neste artigo publicamos uma apresentação do professor Profº Sérgio Ricardo, sobre Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho para o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.



Veja neste vídeo uma pequena corrida de cadeiras e veja o que aconteceu!



A gripe, também conhecida como influenza, é uma das doenças com maior incidência no mundo. Pelas características dos vírus, cada vez que nós somos infectados pela doença temos contato com um vírus diferente. Por isso, podemos pegar gripe várias vezes durante a vida, diferente de outras enfermidades.



Acidentes de trabalho são aqueles que acontecem no exercício do trabalho prestado à empresa e que provocam lesões corporais ou perturbações funcionais que podem
resultar em morte ou na perda ou em redução, permanente ou temporária, das capacidades físicas ou mentais do trabalhador. São considerados acidentes de trabalho:

  • Doenças profissionais provocadas pelo trabalho;
    • Ex: problemas de coluna, audição, visão etc.
  • Doenças causadas pelas condições de trabalho;
    • Ex.: dermatoses causadas por cal e cimento ou problemas de respiração causadas pela inalação de poeira etc.
  • Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho;
  • Acidentes que acontecem em viagens à serviço da empresa;
  • Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.


Absenteísmo
Ausência do empregado no local de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.

Presenteísmo
Empregado trabalhando doente. Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer

Turnover
Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" 
A rotatividade de pessoal refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos - de uma organização.



Singela homenagem do site, a todos os trabalhadores.



Começa na próxima segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 487 milhões na ação, que segue até 22 de maio.
 



O uso de substâncias tóxicas é o fator responsável por maior parte dos acidentes graves nas rodovias brasileiras.

Foi prorrogada para o dia 3 de junho, a vigência da Lei 13.130/2015 que determina a realização de exames toxicológicos para renovação das carteiras de habilitação nas categorias C, D e E. Motoristas de caminhão e de transportes de passageiros. 



O Jornal da Justiça 2ª edição criou uma série de reportagens sobre acidente de trabalho. Os repórteres Rafael Porfirio e Luciana Collares mostram em cinco reportagens as estatísticas sobre trabalhadores acidentados, o setor que mais oferece risco e a importância do uso dos equipamentos de segurança.



28 de Abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, porém não é um dia para comemorar, e sim um dia para refletir e pensar em ações que podemos fazer no nosso dia-a-dia, para que o acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, não se repita ou sirva para mais uma data.

Leve este pensamento a todos, que a segurança é a melhor amiga de todos, e que todos tem alguém que lhe espera no final da sua jornada de trabalho, são e salvos.