Os filmes da série "Napo" são protagonizados por personagens do mundo do trabalho, que se vêem confrontadas com questões de segurança. A personagem principal, o Napo, é uma personagem simpática, mas descuidada. O primeiro filme da série "Napo" constitui uma introdução aos sinais e símbolos de saúde e segurança existentes no local de trabalho. É um guia útil para os novos empregados e uma recapitulação igualmente útil para os outros trabalhadores.



Neste artigo disponibilizamos apresentação sobre Prevenção de Riscos em AndaimesNo artigo, você vai reconhecer os riscos associados aos andaimes e ver os métodos para controlar ou minimizar os riscos associados aos andaimes.



Assim como outras drogas causam dependência, o álcool reforça seu próprio consumo através da ativação do circuito de recompensa do cérebro. O álcool causa vários efeitos agudos, como por exemplo, a embriaguez, tendo como causa mais freqüente a depressão do sistema nervoso central.



Veja neste DDS, alguns itens sobre Líquidos Inflamáveis e os seus potencais riscos.



Vídeo para descontrair um pouco, He-Man falando sobre segurança.

 



Uma força-tarefa interditou a Big Frango, unidade de abate de frangos da JBS em Rolândia. O frigorífico abate diariamente em torno de 400 mil frangos e emprega aproximadamente quatro mil trabalhadores. Veja no artigo, alguns dados sobre a empresa e o motivo da força-tarefa. O que assusta é a quantidade de atestados, idas a enfermaria e afastamentos com CAT.



Veja neste artigo as diferenças entre Manutenção Preventiva / Corretiva / Preditiva / Detectiva.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA - Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento
MANUTENÇÃO CORRETIVA - Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam
MANUTENÇÃO PREDITIVA - Manutenção que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação
MANUTENÇÃO DETECTIVA - Manutenção que ajuda na boa operação dos equipamentos e máquinas e garante a viabilidade em longo praz



Sinalização de Segurança é tratada na NR-26. Esta norma trata das fixações de cores padrão que devem ser usadas nos locais de trabalho para a prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos.

A NR-26 inicial trazia detalhes sobre o uso de cores e outros recursos diversos para identificação, incluindo sinalização para identificação de substâncias perigosas, de recipientes para movimentação de materiais e rotulagem preventiva. A atual está bem mais enxuta (alterada pela Portaria SIT n.º 229, de 24 de maio de 2011) , a nova redação é:



Neste artigo disponibilizamos apresentação sobre Acidentes com Eletricidade que fala de vários aspectos sobre acidentes de uma forma geral.



Neste artigo disponibilizamos apresentação sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, do Engº Antônio Estênio Mota que traz uma introdução sobre eletricidade até alguns aspectos de NRs.