Gás é um dos estados da matéria. Nesse estado a substância move-se livremente, ou seja, independente do perigo apresentado pelo produto, seu estado físico representa por si só uma grande preocupação, uma vez que expandem-se indefinidamente. Assim, em caso de vazamento, os gases tendem a ocupar todo o ambiente mesmo quando possuem densidades diferentes à do ar.



  1. ... em casa
  2. no trajeto de ida para o trabalho...
  3. no trabalho...
  4. num parque de diversões...
  5. Você trabalha no escritório. É um lugar seguro, certo? Errado. Não necessariamente, acidentes podem acontecer a qualquer pessoa em qualquer lugar a qualquer momento, principalmente àquelas expostas a uma condição insegura. 


O presente artigo tem como objeto de análise demonstrar a necessidade de um ambiente laboral sadio, que assegure condições mínimas para o devido exercício da função, garantindo ao trabalhador qualidade de vida. A questão protecionista que gira em torno desse tema, trazida pela Lei 8.213/1991 que dispõe sobre as normas de acidentes do trabalho, estabelecendo conceito, bem como as diferenças entre as doenças profissionais e as doenças do trabalho. Discorre sobre na ação acidentária.



Para ajudar no combate de pequenos focos de incêndio, foram criados os extintores. Atenção: há vários tipos de extintores de incêndio, cada um contendo uma substância diferente e servindo para diferentes classes de incêndio. Vamos conhecê-los.



Confira neste DDS, os componentes de um botijão de gás.



A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso da Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A. contra a condenação subsidiária ao pagamento de R$ 8 mil de indenização por danos morais a um trabalhador terceirizado que foi alojado em repúblicas superlotadas, sem ventilação e condições de higiene. A jurisprudência do TST é no sentido de só rever os valores de indenização quando forem excessivos ou ínfimos.



Dependendo da intensidade e do local atingido, uma pancada na cabeça pode originar desde um simples "galo" (inchaço por acúmulo de líquidos) até fraturas de crânio e contusões cerebrais. Em alguns casos, a vítima fica apenas atordoada ou desfalece por instantes, sem haver maiores complicações. Quando porém o ferimento é mais grave, sai sangue pela boca, pelo nariz e pelos ouvidos, o pulso acelera-se (mas suas batidas são fracas) e as pupilas apresentam diâmetros desiguais, podendo haver dor de cabeça e tonturas.



Conhecendo os riscos

É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a sua saúde. Simplesmente porque o ar parece puro, não significa que não existem riscos, muitas das vezes eles não são visíveis e nem têm cheiro. Se você conhecer a existência dos perigos, poderá proteger-se deles. De forma geral, as atividades de trabalho podem apresentar as seguintes situações de risco ao sistema respiratório: 



Esta nota técnica do MTE, esclare as alguns pontos da Portaria nº 597. Um dos pontos destacados é a proibição do transporte de pessoas em elevadores tracionados com um único cabo, sendo estes para transporte exclusivo de materiais.

Vale lembrar que o texto da nota trata de dispositivos que se aplicam a elevadores tracionados a cabo e do tipo cremalheira, e ainda a itens que relacionam estes equipamentos com a finalidade a que se destinam, ou seja, transporte de pessoas e/ou materiais. 



Mais um filme do Napo para você. Agora o Napo aparece numa série de pequenas animações, trabalhando com substâncias químicas que são irritantes, inflamáveis, corrosivas, tóxicas ou perigosas para o ambiente. Cada uma dos filmes é seguida por uma breve mostra como evitar os acidentes, adotando práticas de trabalho seguras.