Com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos produtores e trabalhadores no cultivo do tabaco e o cumprimento da NR 31, bem como a observância da legislação trabalhista e previdenciária, as representações dos trabalhadores e produtores rurais FETAESC (FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO ESTADO DE SANTA CATARINA) e FAESC (FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA), além da AFUBRA (ASSOCIAÇÃO DOS FUMICULTORES DO BRASIL) elaboraram esta cartilha, com o apoio do MTE-SC (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO DE SANTA CATARINA).



A embalagem se consolidou como ferramenta de comunicação para levar à sociedade os ganhos em eficiência ambiental de um produto. Mas há cuidados a serem tomados para que a informação seja verificável, transparente e fidedigna.
 



Conforme a Organização Internacional do Trabalho – OIT, ocorrem 476 acidentes de trabalho por minuto no mundo, ocasionando a morte de dois trabalhadores nesse minuto. Uma estatística publicada no curso de PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares) oferecido pelo Senai de São Paulo, apresenta que no Brasil, o número de acidentes caiu de 1.220.111 acidentes (seletistas) em 1970 para 747.663 em 2008, mas o número de óbitos aumentou de 2.232 para 2.757. 

Cerca de 11% dos acidentes de trabalho no Brasil ocorrem com as mãos e a maioria resulta em mutilação do membro.



Apresentação que foca sensibilizar os operadores de empilhadeira quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar acidentes. Adoção de procedimentos de rotina pautadas pelas normas de segurança. Cumprimento ao disposto na NR-11 da Port. 3214/78 MTb.



Vídeo mostrando o cara bom de braço ou sem noção, descendo com a escavadeira pelo barranco.



DDS - Prevenção de Acidentes



DDS - Prevenção de Incêndios





DDS - Métodos de Extinção de Incêndios