Nos trabalhos pesados, é preciso acionar a resistência dos cabos de aço e dos de fibra sintética. Eles podem ser usados em equipamentos de perfuração, elevação, máquinas de terraplanagem e içamento. A utilização segura depende da atenção para alguns detalhes que você vai conhecer agora.
Antes de começar o serviço, consulte as indicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): "NBR 6327/83 -- Cabo de Aço / Usos gerais", com informações sobre o uso, tamanho e conservação dos cabos.
A carga de ruptura deve ser de, no mínimo, cinco vezes o peso máximo de trabalho, e resistência à tração de 160kgf/mm2. Se o cabo for usado para sustentar a cadeira suspensa ou no cabo-guia para a fixação do trava-quedas do cinto de segurança do tipo paraquedista, siga as recomendações: o traçado triplo precisa ser construído em máquina com 16, 24, 32 ou 36 furos; deve ter traçado externo, interno e alma central em multifilamento de poliamida; e traçado intermediário do mesmo material ou de polipropileno, com alerta visual amarelo.
A densidade linear é de 95 + 5 quilotex (Ktex) e a carga de ruptura de, no mínimo, 20 quilonewtons (KN). Se o cabo não tiver traçado externo, essa capacidade diminui.
Nome do Arquivo | Ações |
---|---|
Arquivo 01 |
Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.
O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.