Durante o desenvolvimento industrial houveram épocas em que o trabalhador estava exposto a riscos em seu trabalho que nem os supervisores podiam fazer nada para evitá-los.
Proteções inadequadas nas máquinas foram as causas de muitos acidentes e mortes. As condições de trabalho não foram sempre as melhores para a saúde dos trabalhadores.
A principio o ciclo dos equipamentos inseguros e as condições de trabalho foram responsáveis por trinta e seis por cento de todos os acidentes industriais.
Os restos foram causados pelos próprios trabalhadores.
Na atualidade a situação esta invertida completamente. As empresas reconhecem a importância da prevenção de acidentes, tanto do ponto de vista humanitário como
econômico, e com a consciência dos gerentes temos locais mais seguros para trabalhar e com isto a redução dos acidentes por condições inseguras para cinco por cento. A
indiferença, descuido e falta de conhecimento dos trabalhadores que causam noventa e cinco por cento.
O problema principal agora é conseguir que os trabalhadores tenham mais consciência de segurança.
É aqui onde o gerente têm um papel muito importante. E esta é a melhor posição para influir sobre o comportamento dos trabalhadores, pois é o homem chave em qualquer esforço que haja para reduzir os acidentes.
E deverá assumir a responsabilidade por um treinamento seguro dos trabalhadores, por que todos ponham em prática o que aprenderam, e que sejam motivados a pensar sempre em segurança, tanto ele mesmo como os seus companheiros de trabalho.
Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.
O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.