DDS - Explosões


Para que uma explosão seja deflagrada são necessários quatro elementos: fluído, oxigênio, uma fonte de ignição e um espaço confinado

O fluído é gerado a partir de um material a granel que produza nuvens explosivas de poeira de um gás inflamável ou de um produto químico volátil que gere vapores.

O oxigênio está prontamente disponível na maioria dos ambientes. A fonte de ignição poderá ser gerada pelo fogo, pela chama, por uma combustão espontânea, por faíscas ou por descargas eletrostáticas.

A maioria dos riscos estão localizados em espaços confinados. Uma vez reunidos os quatro elementos, existe a possibilidade real de ocorrer uma explosão.

Uma explosão pode ser caracterizada como: uma onda de combustão, de propagação voluntária que se move a uma altíssima velocidade. A chama frontal propaga-se inicialmente a velocidades mais baixas, mas aumenta rapidamente sua velocidade após a Ignição formando uma onda de alta pressão.

Como regra, se um material pode queimar, sob determinadas condições ele pode e irá explodir.

Alumínio, produtos farmacêuticos, papel, borracha, grãos, resinas, acetona, gases liqüefeitos, álcool, gasolina, nafta, querosene e lubrificantes, são apenas alguns exemplos de fluídos em que poderá ocorrer explosão durante o manuseio, o processamento, o transporte e o armazenamento.

Em se tratando de explosões a prevenção é o melhor, se não a única saída. Como medidas protetivas aos riscos de explosão podemos destacar:

Treinamento e capacitação do pessoal para identificação e prevenção dos riscos de explosões;

  • Medidas administrativas e de organização do trabalho (normas, instruções e procedimentos);
  • Detectores e outros dispositivos de monitoramento permanente;
  • Projeto que contemple a supressão de explosões;
  • Organização, arrumação e limpeza.

"Por isso. não fique com dúvidas, procure assessoramento adequado, Identifique riscos potenciais e busque sua eliminação ou neutralização. Para explosão não há remédio, somente prevenção e proteção." 

Compartilhe


Dados do artigo


Qtde. Acessos
7770
Fonte
Recebido por e-mail
Autor(ers)
Desconhecido
Criado
10/02/2013 00:01
Categorais
Palavras-chave